11/12/2004

Ai, Natal...


Natal próximo, loucura ao rubro...
Parece que fica tudo doido com a proximidade do Natal... Será que já não posso ir ao Continente em paz, comprar papel higiénico e canetas azuis?! Será que só porque é Natal, tenho que percorrer autênticos labirintos humanos para alcançar o que preciso?! E depois é essa mania estúpida que as pessoas têm de oferecer prendas de Natal a pessoas que detestam... só porque fica bem, e porque é divertido ir às compras... tenham dó... O que é feito do verdadeiro espírito de Natal, das reuniões familiares, das fogueiras... sei lá, na melhor das hipóteses, do facto de podermos estar na noite de Natal com as pessoas que mais gostamos?! Mas não, as pessoas querem é consumir, e comprar merdinhas que não servem para nada a pessoas que não lhes dizem nada...
Há formas tão boas de ocupar o tempo...
Porque não guardar o dinheiro que gastamos em prendas no Natal para oferecermos algo em qualquer altura do ano a pessoas que realmente gostamos?! Ou então, num excesso de loucura, dar, quanto mais não seja, 1/3 desse dinheiro a uma instituição de caridade?!
É pena... O Natal podia ser muito melhor para muita gente.
Eu cá, vou embrenhar-me uma vez mais no espítrito natalício, e ouvir aqui um Gingle Bells na voz do senhor Frank Sinatra... lol
E já agora, sejam felizes no Natal!

14/11/2004

Thomas Crown Affair

Desinspirada como estou hoje, só me resta deixar a sugestão de um filme: O "Thomas Crown Affair", que para quem não sabe, é o meu filme favorito. Com os fabulosos Pierce Brosnan como Thomas Crown e Rene Russo como Ms. Banning. Vale a pena ver...



P.S. Já agora , nota 20 para a banda sonora, com a fabulosa Nina Simone.

07/11/2004

Better Man




"Waitin’, watchin’ the clock, it’s four o’clock, it’s got to stop
Tell him, take no more, she practices her speech
As he opens the door, she rolls over...
Pretends to sleep as he looks her over
She lies and says she’s in love with him, can’t find a better man...
She dreams in color, she dreams in red, can’t find a better man...
Can’t find a better man (2x)
Ohh...


Talkin’ to herself, there’s no one else who needs to know...
She tells herself, oh...
Memories back when she was bold and strong
And waiting for the world to come along...
Swears she knew it, now she swears he’s gone
She lies and says she’s in love with him, can’t find a better man...
She dreams in color, she dreams in red, can’t find a better man...
She lies and says she still loves him, can’t find a better man...
She dreams in color, she dreams in red, can’t find a better man...
Can’t find a better man (2x)
Yeah...

She loved him, yeah...she don’t want to leave this way
She feeds him, yeah...that’s why she’ll be back again
Can’t find a better man (3x)
Can’t find a better...man...
Ohh...ohh...
Uh huh... (5x)
Ohh..."


Pearl Jam

24/10/2004

A Latada...

E continuando, agora com menos assiduidade, a temática da tradição académica, tenho a dizer: "E viva a Festa das Latas", vulgo "Latada"... É incrível verificar a convivência, a diversão, as amizades que se proporcionam nestas alturas. A cidade ganha vida... É fabuloso. Não fossem as aulas e era perfeito... Merda para o teste de Métodos Estatísticos... Mas que se dane. Tempo para a diversão é o que não falta...



P.S. E viva a recepção ao caloiro... eheheh

18/09/2004

"Dura praxis, sed praxis"



Reza a tradição académica que o caloiro deve ser praxado. O melhor que pode acontecer ao caloiro, essa besta inculta, é a praxe, praticada de forma íntegra. Quando se chega a uma universidade e nada se conhece, o mais importante é, sem dúvida, a integração na comunidade académica. Sem uma devida integração, o caloiro nunca se sentirá à vontade no meio que frequenta, o que pode vir a prejudicar todo o seu desenvolvimento e evolução a nível universitário, a não ser que a intenção da besta seja passar os dias com a cornadura enfiada nos calhamaços e a inalar o pó da Biblioteca Geral. Talvez pôr um caloiro dizer coisas absurdas e fazer outras ainda piores pareça uma tolice de estudantes com a intenção de humilhar alguém, mas não o é, na minha opinião. Um caloiro receptivo a brincadeiras só tem a ganhar: facilmente obtém amizades, tanto dos doutores, como dos outros caloiros.
Portanto, Doutores, praxem... mas praxem com cuidado... ezeze...

14/08/2004

Pausa

Deixo, com pausa anunciada de cerca de 2 semanas, umas fotos para entreter os que menos têm que fazer... (Sim, que eu também mereço férias... dasse!)
E esperemos que estes jogos olímpicos tragam algumas graças cá ao Portugalito... Que é pequenino, mas grande!







11/08/2004

Descobrir as Diferenças

Ora aqui vai um link aparentemente normal...

http://members.home.nl/saen/Special/zoeken.htm


... e uma foto mta gira!




07/08/2004

E para completar a triologia do Pensamento...

O teu futuro depende dos teus sonhos. Por conseguinte, não percas tempo: vai dormir!


06/08/2004

Pensamento do dia seguinte

"Se um dia a vida te virar as costas, apalpa-lhe o cú. "

(E que bela Paulina Portas eu encontrei...)

Pensamento do dia

O excesso de sexo provoca amnésia e outras coisas que... agora não me lembro...


04/08/2004

Gatos

Quem é que disse que os gatos não são animais divertidos?! Eu cá adoro gatos... lol Nem que seja pelas figurinhas que às vezes fazem...






01/08/2004

Aristides de Sousa Mendes

"Revealed: aristocrat who helped 30 000 escape from the Nazis

From Ben Macintyre in Paris
De Sousa Mendes: an unsung Holocaust hero
A BOOK telling the remarkable story of a Portuguese diplomat in Bordeaux who saved thousands of people from the Nazi gas chambers has been published in France, 45 years after the wartime hero died a pauper in Portugal.
As the Portuguese Consul-General in Bordeaux in 1940, Aristides de Sousa Mendes single-handedly saved an estimated 30,000 people including Jews, stateless persons and others considered undesirable by the Nazis, by issuing them with visas to Portugal in direct defiance of his instructions. It was, in the words of one historian, "the biggest rescue operation carried out by a single person during the Holocaust".
"How many would have washed their hands and would have obeyed the orders of their superiors? Not him," writes José-Alain Fralon, a journalist at Le Monde who has published the first biography of the hero in France. (...)"

estraído do Jornal The Times de 14/08/98



Aristides, na antiga Grécia, significava O Justo. Assim era Aristides de Sousa Mendes. Foi este grande senhor, praticamente meu conterrâneo (natural de Cabanas de Viriato), que salvou milhares de judeus do holocausto nazi. Como Cônsul de Portugal em Bordéus a 1940 passou cerca de 30000 vistos para Portugal, em apenas 3 dias, qual Shindler português, recusando-se a participar da chacina e desobedecendo às ordens de Oliveira Salazar.
Em forma de tríbuto, uma pequena associação, um grupo de teatro amador aqui da minha pequena aldeia, decide por em cena no exterior da casa, mais conhecida como Passal, infelizmente em ruínas, do cônsul da paz, uma fabulosa peça intitulada "Desobediência ou Acto de Consciência?", que relata a vida em Bordéus de Sousa Mendes de uma forma tocante. Este efeito deve-se à fantástica encenação, aos figurantes, que desenvolvem um papel importantíssimo ao longo de toda a peça, à música, aos efeitos sonoros... Enfim, um teatro que de amador não aparentava nada. Simplesmente lindo... sei lá, vi a peça ontem, mas ainda me faltam as palavras certas para descrever aquilo que senti.
De uma coisa tenho a certeza: fiquei com muito orgulho em ser conterrânea de uma pessoa que salvou milhares de vidas, e também de ser conterrânea de pessoas com tanto talento, com tanta alma para representar uma peça tão bonita como esta!



(Para mais informações sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes consultar a página web do Instituto Camões)


29/07/2004

Necessidades...

     Ora aqui vai uma piadinha barata, daquelas que toda a gente recebe por email. E não é que faz sentido?!

    "Nunca tinha entendido porque é que as necessidades sexuais dos homens e das mulheres são tão diferentes. Nunca tinha entendido tudo isso de Marte e Vénus. E nunca tinha entendido por que é que os homens pensam com a cabeça e as mulheres com o coração. Uma noite, na semana passada, a minha mulher e eu estávamos a ir para a cama. Bom, começámos a ficar à vontade, a fazer carinhos e nesse momento, ela pára e diz:
     - Acho que agora não quero, querido, apenas quero que me abraces...
     E eu disse:
     - O quê???
     Ela:
     - Não consegues entender as minhas necessidades emocionais como mulher.
     Comecei a pensar no que podia ter falhado. No final, assumi que aquela noite não ia dar nada, virei-me e dormi.
     No dia seguinte, fomos a um grande hipermercado. Dei uma volta enquanto ela experimentava três modelos caríssimos. Como não podia decidir por um ou outro, disse-lhe para comprar os três. Então, ela disse-me que precisava de uns sapatos que combinassem, a 200€ cada par.
     Respondi que tudo bem. Depois fomos à secção de joalharia e ourivesaria, de onde saiu com uns brincos de brilhantes. Estava tão emocionada! Julgo que ela deve ter pensado que fiquei doido, agora penso que estava era testando-me quando me pediu uma raquete de ténis, porque nem ténis ela joga. Acredito que acabei com os seus esquemas e paradigmas quando falei que sim.
     Ela estava quase excitada sexualmente depois de tudo aquilo. Vocês tinham que ver a carinha dela, toda feliz! Quando ela finalmente disse:
     - Vamos para a caixa para pagar - tive dificuldade em segurar-me ao dizer-lhe:
     - Não, minha querida. Acho que agora não quero comprar isso tudo.
     Ela ficou pálida. Ainda lhe disse:
     - Só quero que me abraces.
     No momento em que começou a ficar com cara de querer matar-me, disse-lhe:
     - Não consegues entender as minhas necessidades financeiras como homem...
     Acredito que o sexo acabou para mim até ao Natal de 2004..."

                                                 

28/07/2004

Imagem

    Às vezes interrogo-me como é que uma simples imagem pode mexer tanto connosco e provocar uma confusão de ideias no nosso pobre e pouco proveitoso cérebro.

        
                                                                                              "The Ship" (1943) Salvador Dali

27/07/2004

Coimbra

      

    Não há nada como um belo fado de Coimbra... Fado, símbolo de tristezas segundo alguns, de alegria, segundo outros, e símbolo de paz interior segundo Carlos Paredes, infelizmente falecido... Esse grande senhor, a quem presto aqui a minha homenagem. Homenagem a ele, homenagem ao fado de Coimbra que tão bem representa emoções, que toca no mais profundo dos nossos sentimentos, mesmo naqueles que nós próprios não conseguimos alcançar. São estes sentimentos que ditam a nossa triste sina e que só o fado consegue exprimir da forma mais bela, mais pura e mais Portuguesa...
Obrigado Carlos Paredes! 


                                  

«Já me tem sucedido fazer as pessoas chorar enquanto eu toco... E eu não compreendia isto, mas depois percebi que é a sonoridade da guitarra, mais do que a música que se toca ou como se toca, que emociona as pessoas».

                                                                                                       Carlos Paredes, In Se7e, 5/10/83



26/07/2004

Ensinamentos

Aqui vão dois ensinamentos que explicam muita coisa, cujo autor desconheço, mas ao qual dou toda a razão...    

                                                                

"Se és capaz de sorrir quando tudo está fodido é porque já descobriste em quem por a culpa."   "Se ainda não descobriste a pessoa certa, diverte-te com a errada."

24/07/2004

Reviver o passado

Foi interessante rever a minha turma do 12ºano. Apercebi-me das saudades que tinha de todos os meus amigos de uma fase da vida tão importante para mim. Foi bom ver que estavam todos na mesma, saber que ainda eram muito importantes para mim, saber que gosto de cada um deles exactamente da forma que são, com os defeitozitos que têm... Às vezes dou conta que sou uma pessoa cheia de sorte, por conhecer as pessoas que conheço...

           Smiles                                                                   Rolly                                                                Smiles 

23/07/2004

A vida é bela

Quando sentires que tudo vai mal, como se o dia não fosse acabar... Quando parecer que as coisas não melhoram, olha para o céu, abre os braços e grita: "FODASSS!!! PUTA QUE PARIU ESTA MERDA!!!"
(Eficácia comprovada)

Já agora, não podia vir mais a propósito. Recomendo vivamente o filme, ou melhor, O Filme "A vida é bela", de Roberto Benigni. Do melhor... 
    
                                                 

21/07/2004

Sentimento de Culpa

Nunca jantei com um sentimento de culpa tão grande. É que comi peixe logo após uma sessão de cinema. Qual era o filme? "Finding Nemo"...

                                       



20/07/2004

Nunca...

"Nunca Me Esqueci de Ti"
 
Bato a porta devagar,
Olho só mais uma vez
Como é tão bonita esta avenida...
É o cais. Flor do cais:
Águas mansas e a nudez
Frágil como as asas de uma vida
É o riso, é a lágrima
A expressão incontrolada
Não podia ser de outra maneira
É a sorte, é a sina
Uma mão cheia de nada
E o mundo à cabeceira

Mas nunca
Me esqueci de ti

Tudo muda, tudo parte
Tudo tem o seu avesso.
Frágil a memória da paixão...
É a lua. Fim da tarde
É a brisa onde adormeço
Quente como a tua mão

Mas nunca
Me esqueci de ti
 
                                 (Rui Veloso/João Monge)
 
 

                                         

19/07/2004

Praia...

Depois de um brilhante escaldão na Gala, na Figueira, não tenho condições para fazer uma dissertação acerca do que quer que seja. Talvez amanhã faça uma sobre os maleficios do sol... lol Ai! Ui! Outch! Não me toquem nas costas!

          



18/07/2004

Coisas sérias...


"O verdadeiro amor não se reduz ao físico nem ao romântico. O verdadeiro amor é
a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e do que já não é..."
 
                                                                                                             (Autor desconhecido)  
       

                                              

17/07/2004

Boas Noites

E eu que não sou destas coisas... Querem saber coisas sobre mim?! Perguntem-me. Se aqui chegaram, é porque me conhecem... eheh...