02/09/2006

Oiça lá, ó Sr. Vinho

Em jeito de inspiração pela proximidade das vindímas, surgiu na minha memória este belo fado, cuja letra geométrica revela as qualidades do néctar apreciado há largos séculos no mediterrâneo.
Uma letra fabulosa de Alberto Janes, com a voz de Mariza, só podia resultar neste belíssimo fado, que contraria a melancolia tradicional.

Oiça lá ó senhor vinho,
vai responder-me, mas com franqueza:
porque é que tira toda a firmeza
a quem encontra no seu caminho?

Lá por beber um copinho a mais
até pessoas pacatas,
amigo vinho, em desalinho
vossa mercê faz andar de gatas!

É mau procedimento
e há intenção naquilo que faz.
Entra-se em desequilíbrio,
não há equilíbrio que seja capaz.

As leis da Física falham
e a vertical de qualquer lugar
oscila sem se deter
e deixa de ser perpendicular.

"Eu já fui", responde o vinho,
"A folha solta
brincara ao vento,
fui raio de sol no firmamento
que trouxe a uva, doce carinho.

Ainda guardo o calor do sol
e assim eu até dou vida,
aumento o valor seja de quem for
na boa conta, peso e medida.

E só faço mal a quem
me julga ninguém
e faz pouco de mim.
Quem me trata como água
é ofensa, pago-a!
Eu cá sou assim."

Vossa mercê tem razão
e é ingratidão
falar mal do vinho.
E a provar o que digo
vamos, meu amigo,
a mais um copinho!
Fotos e letra retiradas do site www.mariza.org
P.S. : Um grande bem-haja ao mariza.org que gentilmente cedeu o link do vídeo.

3 comentários:

Anónimo disse...

versão ao vivo (real player video):

http://mondomix.com/archives/mix_fr/decouv/events/womex02/j25/ram25/mariza_video2.ram

Obrigado pelo seu carinho pela fadista Mariza ;-)

Mariza.org®

Maura Teodora Sousa disse...

Que nunca lhe doa a voz!!!

Anónimo disse...

Muy linda la letra. Buscando informaciones sobre Alberto Janes he encontrado esta pagina. Interessante el blog. Yo soy italiano, me gusta mucho el fado y la literatura de tu pais.. Ciao
Salvatore Peresio
peresio@hotmail.com