01/09/2006

Avante!

Não, não é a "Tomatina". É o regresso da Festa do Avante!, com mais uma lufada de comunas e outros que nem por isso. Uns vão pelo ambiente, outros pelas actividades e ainda outros pela música.
O fenómeno que move o país e que decorre todos os anos na Quinta da Atalaia, em pleno Seixal, existe desde 1976 e dura 3 dias, sendo da responsabilidade do PCP, Partido Comunista Português.
A 30ª edição do evento começou hoje, pelas 19h e terá actividades como debates no fórum central, com o tema «85 anos de luta pela Democracia e o Socialismo»; diversas exposições recordam os 85 anos do PCP, os 75 do jornal «Avante» e as três décadas da festa comunista e da Constituição da República Portuguesa; encenações teatrais das quais se destaca "Felizmente há Luar", de Luís de Sttau Monteiro (absorvida por muitos de nós no ensino secundário) e como maior atractivo os concentros, este ano concretizados por bandas como Kussondulola, Boss AC, Xutos & Pontapés, a cabo-verdiana Ritinha Lobo, Sérgio Godinho, A Naifa, entre outros.
Conta-se ainda com a presença de partidos e organizações comunistas de todo o mundo e mais de duas dezenas de stands, bares e restaurantes que transformam a festa numa mostra de gastronomia e cultura mundial. Cerca de cem mil livros de dezenas de editoras estarão também à venda.
Esta é assim uma festa a não perder, para os que podem, claro. É um misto de política, convivência e diversão. Assim que surgir a oportunidade, lá estarei, para cumprimentar o camarada Cassete Carbalhazz e a Camarada Odete!

1 comentário:

JDM disse...

Avante camarada Avante! :)