07/07/2007

Portugal, Portugal...

Coincidência ou não, a leitura de "Sul" e o facto de ser o dia da eleição das novas 7 Maravilhas do Mundo, ou em linguagem um pouco mais global (ou não) "The 7 New Wonders Of The World", levaram-me a uma única direcção: Portugal.

Relativamente às 7 maravilhas do mundo, não há muito a dizer... Parece-me que mais importante do que tudo isso, é a evolução histórica do mundo, as lutas pacifistas, o que cada um de nós faz para contribuir para uma sociedade melhor. As maravilhas do mundo não são grandes obras, não são grandes personalidades: são as sociedades civilizadas que lutam para melhorar as suas condições de vida e dos que não têm possibilidade de o fazer e que lutam por um desenvolvimento sustentável. Utopias...

Miguel de Sousa Tavares descreve em "Sul" países que já foram colonizados por portugueses, ou que de alguma forma têm a marca da nossa cultura. Talvez neste momento seja difícil ver o nosso cantinho à beira mar plantado desta forma, mas fomos em tempos um povo de grande preserverança e ambição... E no fundo, todos temos muito orgulho nisso.

Fica-se com vontade de viajar sem destino, ou com vários destinos, não deixando no entanto de perceber que foi este o país de princípio de muita coisa, que nos devemos valorizar pelo que fomos e arriscaria dizer, pelo que lutamos para melhorar.


E a sonhar com Viagens, vamos aproveitando as que podemos planear por Portugal!

Sem comentários: