07/04/2007

Pink Floyd

Era já uma gafe ter um blog com mais de 2 anos, e pouco ter mencionado uma das minhas bandas favoritas: os intemporais Pink Floyd, que marcaram o passado e o presente de muitas gerações, com músicas um pouco mais sonantes, como Wish You Were Here, de 1975, ultimamente interpretada por Roger Waters; e músicas mais elaboradas, mas não menos marcantes, como Shine On Your Crazy Diamond, tributo de Roger Waters a Sid Barrett, primeiro vocalista e guitarrista da banda.

Esta banda de "rock inglesa, famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados" teve os seus momentos menos felizes, sobretudo aquando do afastamento de Sid Barrett devido ao consumo de drogas, em plenos anos 70.

O último álbum de originais lançado pela banda foi o conhecido "The Division Bell" de 1994, com uma imagem e estilo muito marcantes. Depois deste, surgiram várias compilações como a que destaco, e que reúne muito do que o grupo tem de bom (e foi este o álbum que me deu a conhecer melhor a banda) de nome "Echoes".

Em 2006, depois de uma breve actuação da banda no Live 8 em 2005, David Gilmoure declara o fim da banda, após várias edições de álbuns e dvds de concertos ao vivo.

Para quem quiser saber mais sobre a banda: Wikipédia

Sem comentários: