14/10/2006

Estar só ou não estar...

... eis a questão.
Há este estigma na sociedade que me faz uma certa confusão: Quem está só são os falhados. Eu própria dei por mim a interiorizar este conceito... Os resultados, como é óbvio, nunca são os melhores.
Mas a verdade é que não consigo arranjar justificação para um tal pensamento.
Porque é que o encalhado tem que ser falhado?!
  • Porque não consegue cativar a atenção de ninguém? Ou porque quem o encalhado cativa não consegue cativar o encalhado?!
  • Porque é gordo e feio? Há quem goste de gente cheinha e o feio é relativo...

Bem, há uma razão que me convence... A falta de auto-estima.

Há uma frase muito strogonoff que é "Se não gostar de si, quem gostará?!". De facto, quem não consegue cativar-se a si próprio, dificilmente conseguirá convencer os outros. Na realidade, ninguém tem que convencer ninguém de nada... O que me faz pensar que afinal há aqui um ciclo vicioso:

Quem não tem auto-estima está só e quem não está só tem auto-estima.
Ou seja: os encalhados serão sempre encalhados, ou não!

Image Hosted by ImageShack.us

Alguém me mostra a luz? É que agora fiquei confusa...

6 comentários:

Miguel disse...

Estar só não significa ser um(a) falhado(a) ...!
Pode até ser uma opção de vida!

Segue o teu caminho ...
Feliz á tua maneira!

Uma boa semana!
Bjks da Matilde

P disse...

Xii! Que post deprimente!

Para começar, é altamente redutor designar as pessoas pela dualidade comprometidos / encalhados!

Nem toda gente vive em função de uma vida a dois (ou a tres e quatro como é hoje corrente...LOOL). (Como o miguel disse em cima)

Há quem viva. Pura e simplesmente.

Lá por não manter uma relação de cariz sexuado, não significa que seja um falhado.

Até porque, se assim é... andava por aí muita gente assim nessa situação.

Não deixa de ser estranho que as pessoas tenham medo.

Medo de estar só? Só? Isso é relativo.

O significado de "só" é muito cultural... estamos no meio de uma sociedade patriacal, os nossos papas empurram-nos para o casamento. Nós, procuramos incessantemente alguém. Ficamos cegos. Desesperados.

Vá lá que a biologia deixou-nos esse ímpeto de acasalamento e mesmo cegos, acabamos na cama com alguém. Mas esse ímpeto é tão só isso mesmo: uma necessidade biológica de manter a espécie.

É claro que podiamos transformar tudo isso em algo mais profundo e mais humano (e menos superficial e animal), mas não. Isso dá muito trabalho. Como vês, ninguém se predispõe a isso. A conhecer as pessoas. A falar delas como tal abertamente. E, sobretudo a saber lidar consigo próprio. As pessoas não estão dispostas a abrir um pouco de si.

Muitas das relações que existem hoje não passam apenas de meras necessidades que as pessoas têm para conseguirem sobreviver na selva.

NOTA FUNDAMENTAL: Não estou aqui a criticar as "relações" nem este tipo de "relações efemeras". Eu acho bem que assim seja.

Agora... razões para encalhados ficarem encalhados: são inumeras. Tantas quanto os encalhados. E uma dessas razões, mais comuns, é um problema grave de falta de auto estima!


Agora... razões para solitários continuarem solitários: opções e circunstâncias da vida.

Bem... isto dava para uma longa dissertação.
Muitos dos argumentos seriam enviasados pela minha propria condição.

Serei eu encalhado ou solitário?! Daquelas coisas que só eu um dia saberei responder.

:)

JDM disse...

Ó P, posso responder por ti, posso? Posso? Vá lá! Deixa lá responder por ti!...;)

GM disse...

De facto, ambos têm razão. Concordo particularmente quando se diz que hoje em dia as pessoas não se dão a conhecer nem sabem lidar consigo próprias e a jusificação que encontro para isto é o facto de vivermos numa sociedade cada vez mais fútil, dada às aparências, em que não nos damos a conhecer com medo do que os outros possam pensar.
Este post é realmente deprimente, mas foi um mero desabafo. Por vezes sentimo-nos um pouco perdidos no mundo e a auto-estima é, por vezes, algo difícil de conquistar.

JDM disse...

Divaguei pelo tema no 100 voltas.
Se quiseres lá passar, passa! ;)

Anónimo disse...

Olé!

Segui a tua sugestão e vim cá dar uma olhadela!
Realmente tu estavas pensativa...
Considero mais um encalhado aquele que não sai de casa que aquele que não tem "amigo/a" para dormir!
Uma coisa que aprendi é que se tem que aparecer, aparece!
Tu também deves ser muito exigente...e na realidade não há existe nenhum homem 5 estrelas.
Uma coisa é certa, não deves perder a tua auto-estima, porque és bonita e não és cheinha. Fisicamente és uma pessoa normal, com algumas características bem bonitas!!! (eu sei que sou gaija, mas também aprecio!!)
Bom fim de semana!